ACERTE NA HORA DE ESCOLHER UM CACHORRO DE PEQUENO PORTE
- davivalar
- 10 de jul. de 2021
- 4 min de leitura
Eles são fofinhos mas nem sempre calminhos
As raças pequenas são, geralmente, as mais “fofinhas” e desejadas na hora de escolher um pet. Isso se dá principalmente pelo espaço físico de convivência com seus donos e pela característica das grandes cidades onde as pessoas, na sua maioria, vivem em apartamentos (e nessa realidade acrescentamos a falta de tempo para passeios com os pequenos).
Nada vai garantir que o seu cão, mesmo pequeno, seja mais sossegado. Por isso, resolvemos falar um pouquinho sobre algumas características importantes das raças pequenas.
ALGUMAS VANTAGENS
- Comparado aos cães grandes, os pequenos apresentam menor custos. A começar pelo consumo de ração mais reduzido, menor número de tapetes higiênicos utilizados e até mesmo nas doses de medicação, que normalmente são prescritas pelo peso.
- A expectativa de vida das raças pequenas é mais alta que as raças grandes. Ainda não se chegou a uma explicação científica, mas é provável que isso aconteça porque os cães grandes têm um crescimento mais acelerado, o que pode torná-los mais suscetíveis às doenças da velhice. Afinal, toda essa velocidade estressa mais o organismo.
- Na hora de viajar, além de ocupar menos espaço no carro, eles cabem na cabine do avião, por exemplo, e é possível levar com mais facilidade para todo o canto. O que vai diferenciar nesse sentido é a disposição para atividades físicas. Existem raças de pequeno porte mais ativas e outras mais preguiçosas.
AS 5 RAÇAS PEQUENAS MAIS TRANQUILAS
Shih-tzu
Brincalhão e companheiro, esse cachorro não precisa de muito espaço para se exercitar e, por isso, vive muito bem em pequenas residências, como apartamentos, mas também se adapta em uma casa grande. O shih tzu adora colo e segue o tutor pela casa. Os cachorros dessa raça não gostam de ficar sozinhos por muito tempo e precisam de atenção. São cães que alertam quando estranham algo – o que pode acontecer com certa frequência, dependendo da quantidade de ruídos que ele consegue ouvir de casa.
Lulu da Pomerânia
Engana-se quem pensa que o lulu da pomerânia conquista corações apenas por sua beleza, meiguice e elegância. A sua animação e alegria são capazes de contagiar a casa e divertir a família toda. Já a inteligência e obediência deixam papais e mamães de cachorro cheios de orgulho e encanto. E para provar que tamanho não é documento, o cachorro lulu é ainda cheio de personalidade para ser o seu grande companheiro.
Bichon Frisé
É um cachorro dócil, sociável, tranquilo, brincalhão, além de muito inteligente. Com poucas repetições, é capaz de aprender diversos truques e a responder aos principais comandos.
Embora possa parecer despreocupado e “desapegado”, gosta muito de companhia, e não é raro que apresente a chamada “ansiedade por separação”. Para quem passa uma parte considerável do dia fora de casa, é importante acostumar o pet desde filhote à ausência de pessoas.
Maltês
Uma das raças mais antigas do mundo, o maltês vem encantando a humanidade desde a Antiguidade com seu pelo macio e temperamento brincalhão, ao mesmo tempo sofisticado e delicado. O maltês adora um colo, mas também pode ser vigilante e é um ótimo cachorro de competição. Muito brincalhão e afetuoso, ele adora fazer amigos de todas as idades, mas também pode ser bastante teimoso: por isso, o tipo de adestramento recomendado é o baseado no reforço positivo (com muitas recompensas!).
Pug
Se você está em busca de uma super companhia canina, o pug é uma ótima opção. Carinhoso, adora ficar no colo e passar um tempo com a família. Afinal, a raça da cara amassada é do tipo ansiosa para agradar, aprender e amar e vai sempre querer estar por perto. O pug é altamente recomendado para quem mora em apartamento, especialmente por ser sensível às mudanças de temperatura e não exigir muito espaço para queimar energia. Inteligente e brincalhão, precisa de um dono que seja seu líder e que possa dar comandos firmes. Senão, ele vai tirar vantagem!
AS 5 RAÇAS PEQUENAS MAIS AGITADAS
Dachshund (Salsicha)
O dachshund tem um formato inconfundível. Frequentemente chamada de “salsicha”, “salsichinha” ou “linguicinha”, a raça de cachorro tem um temperamento curioso: é muito corajosa e inteligente. Originalmente usado para a caça de pequenas presas (como texugos, coelhos e raposas), esse cachorro tem um faro apurado, é naturalmente ativo e adora estar com a família – inclusive no colo!
Yorkshire Terrier
Esperto e brincalhão, o yorkshire também atua como cão de guarda, alertando sobre presenças e barulhos estranhos. A personalidade dessa raça requer um líder que imponha regras e dê comandos com voz firme – ou então ele vai passar a apresentar comportamentos inadequados, como, por exemplo, puxar a coleira durante o passeio, frequentar áreas da casa não permitidas e fazer xixi e cocô no local errado.
Corgi
São muito descontraídos e companheiros de seus tutores. Apesar do pequeno porte, eles são muito ativos e amam fazer esportes, além de sempre estarem em estado de alerta para proteger sua família humana. A aparência tem conquistado cada vez mais amantes de cachorro. A feição dócil e alegre do cachorro Corgi encanta a qualquer um e suas orelhinhas sempre eretas reforçam sua posição de pastor e protetor.
Jack Russell Terrier
Assim como Yorkshire, que também pertence ao grupo dos Terriers, o Jack Russell tem origem britânica e é um exímio caçador, conhecido por estar constantemente agitado. Isso faz deles grandes companheiros para tutores ativos, que gostam de fazer atividades intensas ao ar livre, acompanhados do cachorro. Lembrando que é importante respeitar o ritmo do pet.
Beagle
Por conta de seu temperamento enérgico, o Beagle precisa de boas doses diárias de atividade física para se manter saudável e feliz. Quando isso não é possível, pode ficar entediado com facilidade, o que contribui para um comportamento bagunceiro, entre outros hábitos indesejados. Já com uma rotina adequada, o Beagle é um grande companheiro, afetuoso e muito brincalhão!
Comments